A nave Soyuz TMA-19, com três astronautas a bordo, fará seu retorno à Terra em 26 de novembro, quatro dias antes do previsto, devido a realização da cúpula da OSCE no início de dezembro no Cazaquistão, anunciou nesta segunda-feira (15) um porta-voz da agência espacial russa (Roscosmos).
“O dia 27 de novembro é considerado como data de reserva”, afirmou, acrescentando que a Soyuz aterrissará nas estepes do Cazaquistão, a cerca de 70 quilômetros ao norte da cidade de Arkalik.
“(O retorno) deverá acontecer antes de 28 de novembro, quando o espaço aéreo cazaque ficará fechado por ocasião da realização da cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa”, explicou o porta-voz, citado pela agência “Interfax”.
Segundo ele, a aterrissagem da nave, na qual estão o russo Fiodor Yurchikhin e os americanos Shannon Walker e Douglas Wheelock, procedentes da Estação Espacial Internacional (ISS), acontecerá, mais provavelmente, por volta das 6h da madrugada (horário de Moscou; 1h de Brasília) do dia 26. (Fonte: Yahoo!)