Um filhote de onça pintada fugiu do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande na madrugada desta quinta-feira (30). O animal, que tem 10 meses, já tinha escapado em outubro e passou dois meses desaparecido, até ser recapturado na terça-feira (28).
O biólogo Elson Borges, coordenador do centro de reabilitação, contou ao G1 que a fuga só foi percebida por volta de 6h, por um tratador. “A onça rompeu o alambrado que cercava o lugar onde era mantida e escapou. Na vez anterior, em outubro, uma anta se chocou contra o recinto e acabou rompendo a porta, então a onça fugiu por ali. Agora, o filhote provocou a própria fuga”
A onça foi enviada para o centro de reabilitação há seis meses, depois de ter sido capturada em uma fazenda no município de Águas Claras (MS).
“O centro fica dentro de uma reserva ecológica de 130 hectares de mata alta e densa. As buscas pela onça estão sendo feitas junto com equipes da Polícia Militar Ambiental. Estamos seguindo as pegadas dela e colocando armadilhas para recapturá-la”, explicou.
De acordo com o biólogo, a onça não deve sair da área de vegetação da reserva. “A mata é cercada e bastante rica em pequenos animais, que vão servir de alimento para ela. Além disso, ela retornaria ao se aproximar dos limites da reserva, ficaria assustada com o barulho da cidade”, afirmou. (Fonte: G1)