Um professor de engenharia do Instituto Politécnico de Worcester, nos Estados Unidos, tem uma ideia interessante para resolver o problema do congelamento de estradas no inverno: um encanamento com um fluido aquecido serviria como fonte de calor para o derretimento da neve.
O sistema idealizado pelo professor Rajib Mallick está baseado em um encanamento que passa por baixo das estradas, com um fluido resistente ao congelamento. Este fluido seria aquecido pela luz do sol e mantido, assim, em câmaras com isolamento térmico, é o que conta o site Dvice. Quando houvesse uma nevasca ou simplesmente acúmulo de neve na estrada, o fluido seria liberado para o encanamento, derretendo o gelo.
As estimativas do professor dão conta de que o sistema custaria aproximadamente U$ 12,5 mil (cerca de R$ 21 mil) por cada 50 m de cano, sendo capaz de recuperar seu investimento em apenas seis meses.
O site Ecofriend lembra que uma ideia similar já está em desenvolvimento pela empresa Solar Roadways. A empresa pensa em substituir o asfalto tradicionalmente utilizado em estradas por painéis solares que podem ter automóveis passando sobre eles.
O sistema forneceria energia para a iluminação da estrada, para estações de abastecimento de carros elétricos e para aquecer a pista em casos de acúmulo de neve. (Fonte: Portal Terra)