Terminou nesta segunda-feira (31) o prazo para municípios do Pará aderirem a um termo de compromisso com o desmatamento zero. A proposta é do Ministério Público Federal (MPF).
Até a manhã desta segunda-feira, 30 dos 143 municípios do estado assinaram o compromisso, que é voluntário e garante algumas vantagens aos produtores rurais, como prazo maior para concluir o licenciamento ambiental de suas fazendas.
“O MPF tem mostrado aos produtores rurais as vantagens de se produzir dentro dos parâmetros legais. Municípios que já estão avançados neste processo já têm conseguido ganhos econômicos, ganhos para sua própria atividade produtiva”, explicou Daniel Azeredo, procurador da República.
Na propriedade do criador Mauro Lúcio, a mudança no modo de trabalho já tem dado resultados. Sua fazenda de 4 mil hectares conserva 80% de mata nativa, seguindo o que determina a legislação ambiental para a Amazônia.
O pecuarista investiu para aumentar a produtividade do rebanho. “O que eu usei foi procurar intensificar a minha produção, então é um incremento onde estou procurando colocar bastante tecnologia no negócio, treinamento e capacitação tanto minha, como produtor, como também dos meus colaboradores”, disse.
Sua área fica a 150 km de Paragominas, no nordeste do Pará. O município foi o primeiro da Amazônia a sair da lista de desmatamento. Para diminuir a pressão sobre a floresta, o Ministério Público Federal propôs aos municípios do estado um pacto contra a devastação. (Fonte: Globo Natureza)