O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), responsável pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), anunciou nesta segunda-feira (31) que a máquina vai funcionar até o final de 2012, passando por uma parada técnica no meio de dezembro de 2011. Com isso, os pesquisadores ganharam um ano a mais para experimentos no superacelerador de partículas. A energia utilizada no aparelho será de 3,5 TeV.
Segundo o comunicado à imprensa, o ano a mais deve dar chance aos cientistas para avançar nos estudos sobre as condições iniciais do Universo, instantes após o Big Bang. Outros temas investigados são a existência da “partícula de Deus”, conhecido como bóson de Higgs – partícula que seria responsável por explicar como outras partículas possuem massa -, e a confirmação ou não da matéria e energia escuras. Os dados, se obtidos, podem alterar a compreensão da física.
O bom desempenho do LHC – localizado próximo à Genebra, na divisa entre a Suíça e a França -, em 2010 foi determinante na decisão dos responsáveis pelo aparelho. Após 2012, o superacelerador de partículas passará por um período de descanso e manutenção, até ser novamente ativado em 2014, para a realização de novas experiências, com nível de energia de 7 TeV. (Fonte: G1)