A Nasa deu sinal verde nesta quarta-feira (23) para o lançamento, nesta quinta-feira, do ônibus espacial Discovery, que realizará a última missão, após 27 anos de viagens.
“Tudo está em marcha e perfeitamente bem na contagem regressiva”, disse o diretor da equipe de gestão da missão, Mike Moses. “Temos muita vontade de ter uma missão bem-sucedida e cheia de ação e tudo vai por um bom caminho”.
Quando concluir este voo histórico, o Discovery será o primeiro ônibus espacial a ser aposentado do programa espacial americano, o que deixará um grande vazio nas missões dos EUA.
O lançamento do Discovery para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi fixado iniciamente para novembro de 2010, mas algumas fissuras encontradas no tanque de combustível externo que apareceram pouco antes da decolagem forçaram o adiamento da missão até agora.
O diretor do lançamento do ônibus espacial, Mike Leinbach, disse que as equipes que estão trabalhando no Discovery não tiveram “nenhum problema” desta vez e que a contagem regressiva evolui para um lançamento às 16H50 (18H50 de Brasília) de quinta-feira a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.
“Parece que o Discovery voará desta vez”, disse Leinbach.
O abastecimento do combustível externo do ônibus espacial começará na quinta-feira pela manhã.
A Nasa calcula que o dia estará ensolarado e que haverá apenas 20% de chances de que o clima atrapalhe o lançamento.
Os outros dois ônibus espaciais da frota americana, Atlantis e Endeavour, farão seu último voo também neste ano. (Fonte: Portal iG)