O último voo do ônibus espacial Endeavour só vai acontecer depois das 15h33 (horário de Brasília) da segunda-feira (2), informou a agência espacial norte-americana (Nasa). Uma falha em um dos aquecedores de uma unidade auxiliar de energia provocou a decisão, horas antes da decolagem prevista para a tarde desta sexta-feira (30).
O Endeavour é o segundo dos ônibus espaciais a ser aposentado. Em março, o Discovery, o mais antigo da frota, voou pela última vez. O Atlantis, que tinha sido retirado de operação em março de 2010, mas foi reconvocado para uma nova missão, que ocorrerá em junho deste ano, efetivamente encerrando o uso de naves espaciais americanas por tempo indeterminado.
Após seu retorno à Terra, o Endeavour será doado para exposição no museu do Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
A missão é comandada pelo veterano astronauta Mark Kelly, marido da deputada americana Gabrielle Giffords, que levou um tiro na cabeça em um atentado no início deste ano. O astronauta chegou a ser substituído durante a preparação para o voo, logo após o ataque, mas com a melhora da esposa, voltou à tripulação.
Ao todo, o Endeavour transportou 148 pessoas em 25 missões que levaram o veículo a permanecer (até agora) mais de 280 dias em órbita.
A nave fará sua 11ª acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ela visitou a estação russa Mir uma vez e lançou três satélites. (Fonte: G1)