Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) encontraram na manhã desta terça-feira (10) mais 13 animais que foram mortos em uma chacina no Morro São Bento, uma área de reserva ambiental.
Na manhã de segunda-feira (9), a estimativa era de 26 gatos mortos, provavelmente por envenenamento. Nesta terça a equipe da zoonoses percorreu a área e encontrou mortos mais oito gatos, uma cadela e quatro gambás.
No domingo (8), a prefeitura já considerava o caso como a maior chacina de animais na cidade.
Segundo a chefe do órgão, Eliana Collucci, a suspeita é de que o veneno estivesse misturado à carne, pois é um tipo de alimento também procurado por gambás.
Zoológico ameaçado – A chacina gerou preocupação dos funcionários do Bosque e Zoológico Fábio Barreto, localizado no Morro São Bento. O temor é de que o suposto alimento envenenado possa ser ingerido por animais silvestres.
Como os animais mortos foram encontrados nesta terça-feira de manhã em lugares afastados, os funcionários devem voltar na quarta (11) para procurar mais vítimas no meio da mata. Uma das cuidadoras diz que estão desaparecidos mais 20 gatos.
A prefeitura estima que existem cerca de mil gatos nas ruas da cidade.
Em março, a cidade já havia registrado outra chacina de gatos. Dez animais foram encontrados mortos no condomínio Areluz – a suspeita é que foram envenenados pelo produto conhecido por “chumbinho”. (Fonte: Juliana Coissi/ Folha.com)