O governo dos Estados Unidos está processando um dos astronautas do projeto Apollo que teria levado e tentando leiloar uma câmera usada na missão lunar por pelo menos US$ 60 mil, segundo reportagem da agência de notícias Reuters. O processo foi aberto na quarta-feira (29) em Miami contra Edgar Mitchell, que pilotou o módulo lunar da Apollo 14.
Mitchell foi o sexto homem a pisar na Lua e viajou sob o comando do primeiro americano no espaço, Alan Shepard, em 1971. Atualmente, ele mantém um website e ganha dinheiro vendendo fotos autografadas. Ele é conhecido não apenas por acreditar na existência de vida extraterrestre, mas também por afirmar que alienígenas já teriam visitado a Terra.
De acordo com a Reuters, a Nasa descobriu que ele teria levado uma das câmeras usadas para explorar a Lua após vê-la em uma lista de vendas de um leilão previsto para acontecer em Nova York. A descrição do item dizia que ele vinha “direto da coleção pessoal do piloto Edgar Mitchell”.
Segundo o texto do processo, todos os equipamentos usados durante as missões da Nasa são propriedade da agência espacial a não ser quando “explicitamente” transferidas para outra pessoa.
De acordo com o governo, a câmera jamais foi dada ao astronauta e a Nasa teria feito inúmeros pedidos para tê-la de volta.
Segundo o advogado de Mitchell, Donaldo Jacobson, a agência sabia que o piloto estava com a câmera e que era comum que os astronautas da Apollo recebessem equipamentos como presentes após as missões.
A casa de leilões cancelou a venda após saber da disputa até a questão ser resolvida. (Fonte:G1)