Estudo divulgado nesta semana por pesquisadores da Universidade Wageningen, na Holanda, afirma que os motoristas holandeses matam cerca de 133 bilhões de insetos por mês devido à colisão dos animais com automóveis. O fato contribui com a eliminação de membros importantes da cadeia alimentar.
Os biólogos contaram com a ajuda de 250 motoristas durante a análise. Cada um teve de limpar a placa de seu carro e somar o número de corpos de insetos no fim do caminho. “Eles (insetos) são de longe um dos grupos mais ricos de espécies em todos os países e, portanto, desempenha um papel essencial na cadeia alimentar”, afirmou Arnold van Vliet, da equipe de cientistas.
Ainda segundo Vliet, muitas aves, como as andorinhas, que caçam insetos, dependem da densidade deles para sobreviver. “Se o número de insetos for baixo, inevitavelmente haverá problemas graves para as aves mais jovens na hora de encontrar alimento”.
Os pequenos seres vivos não são apenas importantes polinizadores de plantas comerciais e silvestres, como também são cruciais na dieta de muitos animais, como os morcegos.
O estudo mostrou ainda que as partes mais perigosas para um inseto voador são as províncias costeiras de Zeeland, Friesland e Groningen. O grau de perigo seria alto nessas regiões porque os habitantes fazem longas viagens mais vezes por ano. (Fonte: G1)