Funcionários de empresas de limpeza e frequentadores do Parque Olhos D’Água, no Plano Piloto, na capital federal, participaram no sábado (17) de um mutirão de limpeza, realizado também em parques e praças de mais 15 capitais.
Esta é a quarta edição do mutirão, promovido por empresas de serviços de limpeza e conservação. A iniciativa visa a alertar a população sobre a importância de manter parques e ruas limpos e a destinação correta do lixo. “O setor tem uma consciência ecológica. É uma semente que estamos lançando”, disse Luiz Cláudio La Rocca, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário e Serviços Terceirizáveis do Distrito Federal.
Foram distribuídas cartilhas com orientações sobre como deve ser feito o descarte de pilhas, produtos de metal, plásticos e sobre as doenças provocadas pelo acúmulo de lixo.
Em três horas, os voluntários recolheram centenas de sacos com folhas, galhos, latas, plásticos e papel. O material orgânico será misturado a componentes químicos e transformado em adubo, que será usado pela administração do parque na plantação de grama e árvores. A estimativa é produzir 300 sacos de adubo.
Os organizadores estimam que aproximadamente 400 pessoas tenham passado pelo mutirão. (Fonte: Carolina Pimentel/ Agência Brasil)