Um poderoso acelerador de partículas americano, que foi o maior do mundo por quase um quarto de século, encerrou suas atividades nesta sexta-feira (30), solidificando a liderança europeia na Física.
O acelerador de partículas Tevatron começou a funcionar em 1985, sob os auspícios do Laboratório Nacional Fermi (Fermilab), e seu desligamento ocorre em um momento difícil para a ciência e para os programas espaciais americanos, cujos orçamentos têm sido reduzidos.
O Tevatron foi superado por um acelerador de partículas mais poderoso – o maior do mundo – o Grande Colisor de Hádrons, construído na fronteira franco-suíça pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), um consórcio de 20 países-membros.
Durante o tempo em que esteve operacional, o Tevatron deu algumas contribuições importantes, entre elas a identificação do ‘top quark’, em 1995, e a descoberta do neutrino do tau, em 2000, um fragmento do Modelo Padrão da Física difícil de detectar.
Agora, a única parte do Modelo Padrão que ainda não foi detectada é o bóson de Higgs, popularmente conhecida como partícula de Deus. O Tevatron ajudou os físicos a rastrear sua possível localização, mas não conseguiu encontrá-lo.
O Tevatron, cujo custo operacional era de US$ 50 milhões ao ano, também levou a uma série de avanços concretos, o principal deles o uso disseminado de máquinas de geração de imagem por ressonância magnética (MRI, na sigla em inglês) para uso em diagnósticos médicos.
Apesar de seu fechamento, o Fermilab anunciou esperar apenas 5% de cortes de pessoal.
Físicos americanos agora se concentrarão em questões domésticas mais precisas – e menos custosas – e trabalharão com o CERN em projetos de alta energia, como a busca pelo bóson de Higgs.
“Na nossa área, não damos com a cabeça na parede se somos superados por outra máquina”, declarou na semana passada Pier Oddone, diretor do Fermilab, que opera o Tevatron.
“A ideia é mudarmos para aquelas áreas nas quais podemos fazer as maiores contribuições para o conhecimento”, acrescentou.
A cerimônia de fechamento estava prevista para as 14h00 locais desta sexta-feira (16h00 de Brasília). (Fonte: Portal iG)