Terremoto no Peru deixou ao menos 83 feridos, diz Defesa Civil

O terremoto de magnitude 6,9 que atingiu o Peru na sexta-feira (28) deixou ao menos 83 feridos e 132 casas danificadas, segundo dados divulgados pelo Indeci (Instituto Nacional de Defesa Civil) neste sábado (29).

A cidade de Ica, no departamento homônimo, a cerca de 350 km ao sul de Lima, registrou o maior número de feridos, 41. Já o maior número de casas danificadas foi registrado no departamento de Ocucaje, na mesma região, com 59 moradias comprometidas.

No total, ao menos 660 pessoas foram prejudicadas com os efeitos do tremor.

Também ficou gravemente afetado o Centro de Saúde de Ocucaje e o Posto de Saúde de Pampa Chacaltana, localizados no distrito de Ica. Brigadas da Defesa Civil distribuíram cerca de 45 barracas nessa região.

O tremor foi registrado às 13h54 do horário local (16h54 em Brasília) desta sexta-feira. O epicentro ocorreu 288 km a sudeste da capital, Lima, e 51 km da cidade de Ica, a uma profundidade de 34,9 quilômetros, segundo informou o USGS (sigla em inglês para Serviço Geológico dos Estados Unidos).

Até a meia-noite de sexta-feira, ocorreram seis réplicas de tremor com intensidade regular na região, segundo o IGP (Instituto Geofísico do Peru). O último abalo foi de 4,6 graus às 23h23 locais (1h23 no horário de Brasília), com epicentro a 37 km de profundidade, segundo um informe do instituto.

O Peru está localizado na região denominada Cinturão de Fogo do Pacífico, onde se registra aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial. (Fonte: Folha.com)