O asteroide 2005 YU55 atingiu nesta terça-feira (8), às 21h28 (horário de Brasília), uma distância de cerca de 325 mil quilômetros da Terra, menos que o caminho que nos separa da Lua. A Nasa garante, contudo, que a influência gravitacional dele não causou nenhum efeito perceptível sobre nosso planeta, de nenhuma maneira.
O asteroide, que tem cerca de 400 metros de uma ponta à outra, passa com regularidade perto de Vênus, da Terra e de Marte, mas não chega tão próximo de nós há pelo menos 200 anos.
A última vez que um corpo celeste tão grande chegou tão perto de nós foi em 1976, mas, na época, os astrônomos não previram o fenômeno. A próxima visita de um asteroide desse tamanho está prevista para 2028.
“Essa a aproximação mais rente de um asteroide que já ficamos sabendo com antecedência em toda a história”, afirma Lance Benner, pesquisador do Laboratório de Propulsão de Jatos (JPL), órgão da Nasa responsável por essas contas.
Os astrônomos aproveitaram a visita para estudar de perto o 2005 YU55. Os principais telescópios do mundo foram usados para a coleta de dados, que devem servir de base para novos estudos. (Fonte: G1)