Uma ave de aparência exótica chama a atenção de quem vive em Itariri, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Há cerca de duas semanas, o “Peixássaro”, como o animal é chamado pelos moradores, apareceu em uma casa no Centro da cidade.
Segundo a proprietária do imóvel, Roseli Rocha, não é a primeira vez que a ave pousa em seu quintal. No ano passado, na mesma época, o solitário “Peixássaro” visitou a casa dela e adotou o mesmo muro como moradia temporária. “No ano passado ele também apareceu perto do Natal. Ele sempre está no mesmo lugar. Acredito que ele tenha hábitos noturnos, já que praticamente não se mexe durante o dia”, contou.
Quando viu o animal pela primeira vez, Roseli se assustou. “Achei que era um sapo enorme, bem marrom. Quando cheguei mais perto, achei que era um peixe fora d’água”, disse. “Por isso começamos a chamá-lo de ‘Peixássaro’.”
Segundo o biólogo Fábio Zucherato, do Ibama, o animal é da família Caprimulgidae e é popularmente conhecido como bacurau. “São aves noturnas, que se alimentam de insetos. É possível notar isso pela quantidade de penas adaptadas próximas ao bico. Eles têm costume de ficar no chão, parados, bem camuflados. São aves de borda de mata e que se adaptam razoavelmente em ambientes alterados”, explicou o especialista. (Fonte: G1)