Amor por nossos filhos fará mudanças, diz Severn Suzuki

Desapontada com os poucos avanços feitos nas conferências da ONU sobre sustentabilidade, a ativista Severn Suzuki afirmou na tarde desta terça-feira (12) que a principal força que motivará a mudança será “o amor por nossos filhos”. Ela participou por vídeo no TEDxRio+20.

Aos 12 anos, Suzuki participou da Eco-92 discursando para chefes de Estados, invocando por um acordo definitivo. Se tornou a principal fala numa conferência com poucos resultados.

Suzuki afirmou à plateia em Copacabana, desde o arquipélago Green Charlotte, no Canadá, que pouco deve se esperar dos chefes de Estado na Rio+20. Segundo ela, é a conexã “intergeracional” que pode mudar o panorama,

“A nossa maior motivação será o amor por nossos filhos”, disse a ativista.

Para ela, o fato do vídeo de seu discurso ter sido sucesso de audiência anos após o encontro no Rio mostra o pouco avanço ocorrido nos últimos 20 anos.

“Seria fácil se sentir desencorajada. Mas tenho dois filhos e vou fazer tudo pelo futuro deles”, disse ela.

Ela criticou chefes de Estado que, na sua avaliação, continuam tratando a economia “como o primeiro item da preocupação política” em detrimento da sustentabilidade.

“Ficou claro para para mim que a estratégia global é focada em lucros, em orçamentos que fogem à nossa imaginação”, disse ela.

Suzuki criticou o governo do Canadá por ter abandonado o Protocolo de Kyoto após não conseguir cumprir suas metas ambientais. Ela disse ter “vergonha” das decisões da administração do país. (Fonte: Folha.com)