O Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) investirá até R$ 2 milhões em 15 projetos para fomentar atividades sustentáveis na Amazônia e fortalecer negócios florestais na região. Os projetos foram escolhidos por meio de três chamadas públicas.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), autarquia que gerencia o FNDF, estima em “pelo menos mil pessoas” os beneficiados pela iniciativa. Oito projetos vão beneficiar estudantes de cursos profissionalizantes – tanto os de nível médio como os já formados no ensino regular – com capacitações sobre manejo florestal e boas práticas em manejo de produtos não madeireiros.
Eles foram apresentados por instituições de ensino técnico no Amazonas, Pará, Mato Grosso e Roraima. Além disso, quatro programas realizados por entidades do Amazonas e do Pará capacitarão técnicos e extensionistas também em manejo e boas práticas.
As últimas três capacitações tratarão sobre fortalecimento de negócios florestais na Amazônia, com foco em operações, sistemas de controle e auditoria, finanças e administração estratégica, e serão de responsabilidade de duas associações e uma cooperativa paraenses. (Fonte: Portal iG)