Tucano roubado de zoológico em São Vicente, SP, é encontrado

Um tucano que havia sido roubado na madrugada do dia 5 de julho do Zoológico Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi encontrado no final da tarde de quinta-feira (12) por um morador do bairro Quarentenário, ele foi resgatado pelo pelotão ambiental da Guarda Civil Ambiental de São Vicente.

Segundo o veterinário Nereston Camargo, do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), um morador encontrou o animal em uma gaiola pequena e ligou para a guarda ambiental da cidade. Por volta das 17h, funcionários da Guarda Ambiental chegaram ao bar do morador e levaram o tucano para o Cetas.

Nereston desconfiou que o animal poderia ser o que havia sido furtado e, ao constatar que o animal roubado tinha um chip de identificação, usou um leitor que detectou que o pássaro era o mesmo que foi levado do parque vicentino.

O tucano, chamado de Tadeu pelos funcionários do Zoológico de São Vicente, antigo Horto Municipal, teve as penas da asa direita e da calda cortadas. Segundo o veterinário, o animal, embora manso, está bastante debilitado, com as penas sujas de fezes, o que caracteriza que o pássaro ficou preso em uma gaiola pequena. Ele também está com machucados em volta dos olhos, que podem ter sido causado pelo próprio animal, que em situação de estresse tenta fugir e acaba se machucando.

O tucano foi recebido no zoológico da cidade há aproximadamente dois meses e estava em quarentena, longe de outros pássaros e da exposição ao público, quando foi roubado. Após a passagem pelo Cetas, o animal foi levado de volta ao local de onde foi retirado, onde continuará em quarentena se recuperando. Ainda não se sabe quem roubou o pássaro do parque. (Fonte: G1)