Seminário discute preservação ambiental de matas ciliares em Jaú/SP

O Instituto Ambiental Vidágua, com sede em Bauru, SP, em parceria com o Instituto Pró-Terra, com sede em Jaú, desenvolve um projeto que visa à construção da Campanha “Da mobilização à Floresta”. E nesta terça-feira (24), o primeiro seminário do projeto será realizado em Jaú.

O evento é aberto a toda a população, e tem como objetivo apresentar as propostas da campanha e promover um bate-papo reunindo diversos setores da sociedade para discutir a situação das matas ciliares da bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré. Em 2011, o Vidágua apresentou um trabalho de mapeamento e avaliação da situação das Áreas de Preservação Permanente, mais especificamente das matas ciliares, da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, que foi reunido no “Atlas Regional 2011”.

O Atlas apresenta informações preocupantes para o futuro de nossos recursos hídricos. A Campanha “Da mobilização à Floresta” vem para dar continuidade a esse trabalho. “O objetivo agora é ampliar a divulgação do conteúdo dos Atlas e auxiliar prefeituras, organizações e sociedade civil a desenvolverem ações voltadas à recuperação das nossas matas ciliares e proteção de nossos rios”, destaca Renata Takahashi, assessora de imprensa do instituto.

O diferencial do projeto é que a construção da Campanha se dá através de um Conselho Gestor, para o qual foram convidados 34 municípios da bacia Tietê-Jacaré. Já foram realizadas duas reuniões, que abordaram desde lacunas técnico-administrativas e discussões sobre a atual legislação ambiental, até ideias como a criação de um banco de áreas municipais visando à compensação ambiental de modo simplificado, dentre outras iniciativas facilitadoras voltadas à recuperação das matas ciliares.

Entre os assuntos do seminário estão formas de restauração florestal, a situação das matas ciliares da região, o novo código florestal e informações sobre o Cadastro Ambiental Rural e Ato Declaratório Ambiental. Além da equipe do projeto, formada por técnicos do Vidágua e do Pró-Terra, o IBAMA e a Polícia Ambiental estarão presentes no seminário para palestrar e esclarecer dúvidas sobre legislação e fiscalização ambiental.

Os seminários de sensibilização visam promover a integração e o diálogo entre produtores rurais, órgãos públicos, setores privados e sociedade civil tendo como pano de fundo a elaboração de estratégias para melhorar a situação da mata ciliar dos rios e córregos da bacia Tietê-Jacaré. São seis seminários previstos pelo projeto. (Fonte: G1)