Comunidades ribeirinhas participam de programa de carboneutralização com reflorestamento

Quantas árvores são necessárias e quanto custa para compensar o CO2 que suas ações cotidianas, como o uso do carro, emitem diariamente para a atmosfera?

Com o objetivo de popularizar a neutralização de Carbono através do reflorestamento de áreas degradadas da Amazônia, o Idesam lança, em parceria com a Agência Lema, o Programa Carbono Neutro Idesam (PCN).

”O programa visa compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa de empresas, eventos, shows e pessoas físicas através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas. Além dos benefícios para o clima, os SAFs oferecem diversos benefícios sociais e ambientais, como segurança alimentar e geração de renda para as comunidades locais”, explica Pedro Gandolfo Soares, um dos coordenadores do Programa Carbono Neutro Idesam.

Usando as redes sociais e o blog Programa Carbono Neutro (http://www.carbononeutro.org.br/) como plataformas de divulgação e interação, o projeto conta com duas ferramentas principais: uma calculadora de CO2 e um vídeo que explica as etapas de impacto e compensação mencionadas acima.

“O PCN é o primeiro programa de carboneutralização que viabiliza reflorestamentos com foco socioambiental em Unidades de Conservação da Amazônia, mais especificamente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS do Uatumã), em uma área em que o Idesam atua a mais de seis anos”, comenta Mariano Cenamo, pesquisador sênior do Idesam e um dos idealizadores do Programa.

Um dos padrinhos do Programa Carbono Neutro é o estilista da Neon Dudu Bertholini, que visitou a região do Uatumã e conferiu, in loco, o trabalho da equipe do IDESAM. O relato do estilista estará disponível no blog do Programa Carbono Neutro a partir do dia 12 de setembro, data do lançamento oficial do PCN.

A parceria também pretende levar uma pessoa, através de um sorteio via Facebook do Idesam, para conhecer a sede da ONG em Manaus e a área de plantio das árvores e assim aproximar empresas e moradores das metrópoles à floresta.

Sobre o IDESAM – Nascido há 8 anos, na cidade de Manaus, capital do Amazonas, o Idesam é a primeira instituição a trabalhar com a carboneutralização exclusivamente na Amazônia. Tem como foco a criação e desenvolvimento de mecanismos e soluções inovadoras para a mitigação das mudanças climáticas, promoção da conservação florestal e redução do desmatamento tropical. Desenvolveu o Programa Carbono Neutro com o apoio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC – AM) e do Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (CECLIMA). (Fonte: Ascom Idesam)