O lançamento da próxima missão secreta da nave espacial não tripulada X-37B, da Força Aérea americana, foi oficialmente adiado para meados de novembro. A missão misteriosa do Veículo de Teste Orbital-3 (OTV-3) estava programada para decolar no topo de um foguete Atlas 5 em 25 de outubro do Complexo de Lançamento Espacial 41, em Cabo Canaveral, na Flórida. Agora, a decolagem está prevista para 13 de novembro, conforme anúncio da United Launch Alliance (ULA), fornecedora da missão de lançamento. O atraso se deu devido a uma falha no motor durante o lançamento de um foguete Delta 4. As informações são do Huffington Post.
O que exatamente já foi ou o que será carregado por naves X-37B é confidencial. Os voos desses veículos são conduzidos pelo Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de apoio ao combate e a sistemas de armas do Departamento de Defesa, aproveitando o desenvolvimento da ampla tecnologia existente e das capacidades operacionais.
Segundo a ULA, houve uma falha durante o lançamento de um foguete Delta 4 que orbitava com sucesso o satélite do Sistema de Posicionamento Global 2F-3. Uma pressão da câmara menor do que a esperada foi observada no mecanismo de estágio superior do impulsionador do motor RL-10. A orientação de inércia a bordo e os sistemas de controle de voo compensaram o impulso menor, e o Delta foi colocado na órbita correta.
Como o Atlas 5 preparado para enviar a OTV-3 para a órbita da Terra usa um modelo diferente do motor Pratt & Whitney Rocketdyne RL-10, a Força Aérea e a ULA concordaram em adiar a missão.
O líder do Comando Espacial da Força Aérea, general William Shelton, pediu ao conselho de investigação de acidentes (AIB) para averiguar por que o mecanismo de estágio superior do RL-10B-2 não funcionou como esperado. Como procedimento padrão, a Força Aérea revê todos os dados de voo para determinar se é possível prosseguir com a decolagem seguinte.
Quando o OTV-3 decolar, vai marcar o lançamento do 34º foguete Atlas 5 desde a decolagem inaugural em 2002. Os veículos Atlas 5 também lançaram as missões OTV-1 e OTV-2. A terceira missão da X-37B também marca o primeiro “revoo” do avião espacial reutilizável. Esse mesmo veículo voou pela primeira vez em 2010. A viagem não tripulada da nave não tripulada durou 225 dias.
Da mesma forma, uma segunda nave X-37B levou a missão OTV-2, permanecendo em órbita por 469 dias, mais que o dobro do que sua nave irmã. As duas são construídas pela Boeing Government Space Systems, e cada uma delas tem 8,8 m de comprimento e 4,5 m de largura.
De acordo com a Força Aérea, o escritório está trabalhando na X-37B para “demonstrar uma plataforma de teste espacial confiável, reutilizável e não tripulada para a Força Aérea dos Estados Unidos”. (Fonte: Portal Terra)