Vulcão equatoriano Reventador mantém atividade sísmica e várias explosões

O vulcão equatoriano Reventador, situado cerca de 90 quilômetros de Quito, mantém uma alta atividade sísmica e gerou várias explosões, informou neste domingo (18) o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

Pelo menos sete explosões foram registradas nas últimas 24 horas, além de tremores leves relacionados com a emissão de gases magmáticos, indicou à Agência Efe uma fonte do IG.

Segundo os relatórios do Instituto, no sábado (17) foi registrada uma queda leve de cinza na população do Chaco, situado nas cercanias do vulcão.

Embora o céu encoberto na zona tenha impedido a realização de observações diretas de sua cratera, os instrumentos de medição sísmica que o IG tem instalados na montanha mostram a intensa atividade interna, acrescentou a fonte.

A atividade do Reventador começou a experimentar uma nova fase eruptiva no começo deste ano e nos últimos dias, foi caracterizada pela geração de fluxos de lava, explosões e a presença de colunas de emissão de gases de maior altura.

Segundo relatório do IG, a eventual entrada de novo magma no sistema vulcânico poderia causar ‘um maior aumento nos níveis de atividade’ e o colapso do domo de sua cratera, o que poderia dar passagem à geração de fluxos piroclásticos (rochas incandescentes) que desceriam por alguns rios que nascem na montanha.

O Reventador, de 3.485 metros de altitude, gerou em novembro de 2002 uma grande explosão e lançou ao ar milhões de toneladas de cinzas que, por efeito do vento, chegaram até Quito, cidade que foi tingida com um manto grosso desse material.

O Reventador se encontra em um pico da cordilheira oriental dos Andes equatorianos, porta de entrada para a Amazônia e, junto ao Tungurahua e Sangay, está na lista dos mais ativos entre os mais de 50 vulcões do país. (Fonte: G1)