O jipe-robô Curiosity finalizou sua primeira análise química do solo de Marte, e por enquanto, não há sinais de compostos orgânicos (a base de carbono), anunciou nesta segunda-feira (3) um grupo de cientistas da Nasa, responsável pelo projeto.
O robô encontrou água e outros compostos químicos contendo enxofre e cloro na amostra, que incluía rochas e diversos tipos de areia, mas os instrumentos do Curiosity não conseguiram detectar substâncias com carbono que fossem indubitavelmente de origem marciana. Os achados confirmam o que outras missões a Marte já haviam encontrado. Paul Mahaffy, um dos responsáveis pelos instrumentos de análises químicas do robô, garantiu: “Nós vamos continuar procurando”.
O cientista-chefe do projeto John Grotzinger, cuja declaração entusiasmada a uma emissora de rádio dos Estados Unidos levou à especulação que a Nasa tinha encontrado compostos orgânicos , estava entre os cientistas da entrevista coletiva, que aconteceu no início da reunião da American Geophysical Union, em San Francisco. (Fonte: Portal iG)