São José do Rio Preto (SP) subiu sete pontos no ranking do Programa Município Verde Azul, ficando na 10ª posição entre 150 municípios certificados. A cidade já registrou um salto no ano passado, quando subiu 20 pontos: saiu da 37ª posição para a 17ª e agora subiu mais 7 posições.
O selo Verde Azul é concedido pelo Governo do Estado somente para as cidades que investem no meio ambiente e cumprem 10 diretivas determinadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Receber o selo significa prioridade no recebimento de verbas.
Rio Preto atingiu 93,57 pontos. A cidade com maior pontuação foi Botucatu (SP), com 97,26 pontos. A segunda é Sorocaba (SP) com 97,21. Em terceiro ficou Araraquara (SP) e em quarto lugar a cidade de Santa Fé do Sul (SP).
O secretário de meio ambiente, José Carlos de Lima Bueno, atribui o resultado a um conjunto de ações. “Nós pegamos as 10 diretivas e transformamos em uma série de ações que tomamos como prioridade”, avalia. Dentre as diretivas está esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana, poluição do ar, dentre outros. (Fonte: G1)