As orcas que estavam presas embaixo do gelo que se formou na superfície do mar na baia Hudson, no norte do Canadá, foram libertadas após o derretimento do bloco de água congelada que o prendia. A situação colocava em risco a vida das orcas e fez com que autoridades canadenses chegassem a planejar uma operação de resgate que envolvia um navio quebra-gelo e perfuradoras para que os animais conseguissem escapar.
Moradores da cidade de Inukjuak afirmaram que, confinadas, as orcas se revezaram para chegar até a superfície e respirar. Autoridades afirmam que a mudança de vento pode ter empurrado o gelo para fora. Porém, permanece a preocupação de que o grupo de orcas seja preso novamente pelo gelo flutuante. A cidade de Inukjuak, a cerca de 1.500 quilômetros ao norte de Montreal, alugou um avião para fazer a varredura do região à procura de mais cetáceos.
Moradores afirmam que os animais ficaram presos por dois dias, pelo menos. Uma baixa inesperada na temperatura aparentemente pegou as orcas de surpresa, deixando-as presas. Os animais encurralados foram vistos pela primeira vez na terça-feira e na quarta já pareciam estar cansados. (Fonte: Portal iG)