Filhote de peixe-boi morre durante resgate no Amazonas

Um filhote de peixe-boi resgatado em um sítio localizado em Santa Isabel do Rio Negro, a 630km de Manaus, morreu enquanto era transportado na manhã desta sexta-feira (25) para a capital, onde ficaria sob cuidados de veterinários no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Adelton Farias, o animal foi localizado em dezembro de 2012 por um pescador nas margens do Rio Negro. Segundo o secretário, o pescador resolveu cuidar do animal e, durante este período, manteve o filhote em uma espécie de caixa construída por ele.

“Ele disse que voltava para o sítio, quando viu o peixe-boi se debatendo no rio. Ele levou o animal para casa e decidiu cuidar do filhote, mas depois de perceber que ele precisava de cuidados, resolveu entregar para as autoridades competentes”, explicou.

O peixe-boi chegou em Manaus por volta das 11h desta sexta. Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez o transporte do filhote do aeroporto da capital, na Zona Oeste, até a sede do Inpa, na Zona Centro-Sul, onde o animal deverá passar por necropsia.

De acordo com o veterinário do Inpa, Anselmo Fonseca, o filhote acabou não resistindo e morreu antes de chegar ao Instituto. A causa da morte será analisada. “Infelizmente, recebemos apenas o cadáver do animal. Ele estava bastante magro, mas isso, provavelmente, não é a causa da morte. Ele passará por necropsia nesta tarde”, completou.

Resgate – No ano passado, conforme balanço do veterinário, nove filhotes de peixe-boi foram resgatados. Desse total, dois morreram, sendo que um deles havia chegado sem vida no Instituto e o outro foi devolvido à natureza. Dos seis animais restantes, quatro ficaram no Inpa e dois foram levados para o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), localizado no município de Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros da capital. (Fonte: G1)