São Paulo deve ter 400 km de vias para bikes até 2016

Conforme prevê a Lei Orgânica do Município de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad apresentou na terça-feira (26) seu Programa de Metas 2013-2016, com 100 aspirações que pretende alcançar nos próximos três anos. Entre elas, está a implantação de uma rede de 400 km de vias cicláveis na capital paulista.

De acordo com o documento, a instalação das vias para bikes – como ciclovias e ciclofaixas permanentes – será acompanhada de um plano que prevê:

– melhorias na sinalização;
– aumento do número de estacionamentos para magrelas;
– ampliação do sistema de empréstimo de bicicletas;
– melhorias na qualidade dos passeios públicos e
– investimentos em comunicação, para conscientizar os motoristas a respeito da importância de uma convivência harmônica com os ciclistas.

Atualmente, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade de São Paulo possui 241,4 km de malha cicloviária, formada por ciclovias, ciclofaixas permanentes e de lazer e rotas de bicicleta.

O setor de mobilidade urbana – que, segundo Haddad, será uma das prioridades do seu governo, ao lado das áreas de saúde, educação e habitação – ainda conta com outras metas para o ano de 2016, como a implantação de 150 km de faixas exclusivas para ônibus e a liberação do funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas por dia. (Fonte: Planeta Sustentável)