Onça pintada é encontrada morta em RO e policiais jogam corpo no mato

Uma onça pintada foi encontrada morta na BR-364, quilômetro 540, próximo ao trevo que dá acesso a cidade de Alto Paraíso (RO) na madrugada desta sexta-feira (29), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi acionada por motoristas que passavam pelo local. O animal foi retirado da via e jogado no mato pelos agentes da PRF. Segundo a PRF, curiosos cortaram as patas da onça. O Batalhão de Polícia Ambiental diz que a onça deveria ter sido levada para um órgão especializado para análise. A onça pintada é classificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como um animal em vulnerabilidade.

“Como o animal já estava morto não tinha muito o que fazer”, justifica o inspetor da PRF Aparecido Alencar sobre o lançamento do corpo da onça pintada no mato. Segundo Alencar, houve tentativa de contato com o Ibama em Porto Velho, mas por ser feriado, não havia ninguém trabalhando no órgão. Em Ariquemes (RO), cidade mais próxima ao local onde o animal foi encontrado morto, não tem unidade do Ibama e nem da Polícia Ambiental.

“Nenhum veículo foi identificado como suspeito de ter atropelado a onça. E também não foi possível identificar quem cortou as patas do animal”, diz Alencar. Por este motivo, a morte foi registrada no livro de ocorrências internas do órgão.

De acordo com o cabo plantonista Francisco Durães, da Polícia Ambiental, uma ocorrência deveria ter sido registrada e o animal removido para um lugar especializado, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) ou Municipal de Meio Ambiente. “O efetivo da Polícia Ambiental é reduzido e temos muitas ocorrências para atender. Nosso trabalho é realizado em parceria com outros órgãos”, diz o Durães.

Em fevereiro deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DECMA) de Porto Velho investigou a morte de uma onça pintada, após um homem publicar uma foto da onça morta no Facebook. (Fonte: G1)