A Suíça anunciou nesta quinta-feira (25) que vai propor uma série de normas para reduzir o sofrimento de répteis abatidos para o uso do couro. Animais como serpentes, crocodilos e lagartos são usados pela indústria da moda para a confecção de bolsas, sapatos e outros artigos.
A proposta das autoridades suíças é elaborar uma maneira de sacrificar esses animais que não envolva sofrimento – de preferência, uma morte rápida quando eles estiverem inconscientes.
“Os répteis são frequentemente maltratados e, às vezes, a pele é arrancada quanto eles ainda estão vivos”, afirmou o Serviço de Veterinária da Suíça.
A meta das autoridades suíças era estabelecer normas que fossem, ao mesmo tempo, baratas, fáceis de executar e não maltratem os animais. O Sudeste Asiático, grande produtor, é o principal alvo dos veterinários.
A principal forma sugerida para sacrificar os animais é a destruição total do cérebro. As injeções letais só devem ser usadas em lugares que tenham os meios necessários, como laboratórios ou zoológicos.
A Suíça encaminhou as recomendações para a Organização Mundial de Saúde Animal, para o Organismo das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento e para empresas do setor de luxo. (Fonte: G1)