Pelo menos uma pessoa morreu, duas ficaram gravemente feridas e 16 sofreram ferimentos leves devido a um terremoto de magnitude 6,2 que atingiu neste domingo (2) o centro de Taiwan, informou o Centro de Respostas a Emergências do Ministério do Interior taiwanês.
A morte ocorreu no sudeste da ilha, onde uma pessoa foi atingida por uma rocha que deslizou de uma montanha enquanto dirigia em uma rodovia. Outros deslizamentos na região montanhosa deixaram diversos feridos.
O epicentro do terremoto, ocorrido às 13h43 (horário local, 2h43 de Brasília) foi localizado a 44 quilômetros a leste do distrito central de Nantou e a 20 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi inicialmente calculado como tendo magnitude 6,5, o que foi revisado posteriormente para 6,2.
As partes mais afetadas pelo tremor em Taiwan foram as situadas no centro da ilha, incluindo as cidades de Taichung e Tainan, onde o terremoto registrou cinco graus de intensidade.
Taiwan fica em uma região tectônica onde são frequentes os terremotos de mais de cinco graus na escala Richter.
O terremoto mais devastador dos últimos cem anos na ilha ocorreu no dia 21 de setembro de 1999, teve 7,6 graus Richter e causou 2.415 mortos e 11.305 feridos. (Fonte: G1)