O governo do Paraná assinou um convênio inédito com a entidade União para Moradia Popular e com a empresa Rede iVerde para construção de 23 casas no município de Rio Bom, a 284 quilômetros de Curitiba, para famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Pioneiro no Estado, o convênio foi intermediado pela Companhia de Habitação do Paraná e usa o conceito de construção de casas sustentáveis.
O projeto possui uma tecnologia inovadora, a woodframe, com painéis modulares fabricados de forma industrializada. O modelo é utilizado em países europeus e traz paredes já prontas da fábrica, com janelas preparadas para receber redes elétricas e hidráulicas. As casas são montadas em duas horas e meia com a nova tecnologia, que reduz em 90% os resíduos e a emissão de gás carbônico.
O Paraná é o segundo Estado brasileiro a usar esse modelo de construção. No Rio Grande do Sul, 280 casas já foram construídas com essa tecnologia. As unidades planejadas no Paraná contam com 45 metros quadrados de área.
O projeto é piloto no Estado e tem planos de virar vitrine nacional. O próximo município a receber as casas sustentáveis será Prado Ferreira, no norte do Paraná. O convênio já foi assinado e a cidade receberá 20 novas moradias urbanas com a nova tecnologia. (Fonte: Terra)