A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a formação de um comitê de emergência de especialistas para se preparar para um possível agravamento do coronavírus Mers (sigla para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), afirmou o especialista em gripe da instituição, Keiji Fukuda, em entrevista à agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (5).
O vírus já matou 40 pessoas em todo o mundo, segundo a OMS. O número é maior que o último balanço da organização, divulgado no final de junho – naquela época, 38 vítimas fatais haviam sido registradas desde o surgimento do primeiro caso, em abril de 2012, na Arábia Saudita.
Fukuda disse que atualmente não há emergências ou pandemias, mas que especialistas vão aconselhar sobre como lidar com a doença se o número de casos crescer subitamente. “Nós queremos ter certeza de que podemos nos mobilizar o mais rápido possível se precisarmos”, disse ele em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.
Arábia Saudita – O Ministério da Saúde da Arábia Saudita anunciou no fim de junho que o número de vítimas fatais devido à infecção pelo coronavírus Mers havia subido para 34. A agência de notícias France Presse informou que outras pessoas foram afetadas pelo vírus, em particular na província oriental do país.
Desde o surgimento do vírus, em 2012, 66 pessoas foram infectadas na Arábia Saudita, com 34 casos fatais. (Fonte: G1)