Cientistas descobrem nova espécie de mariposa em montanhas no Irã

Pesquisadores da Universidade de Ahvaz, no Irã, e do Museu de História Natural da Hungria descobriram uma nova espécie de mariposa em território iraniano. Dois espécimes do animal foram coletados durante uma expedição a uma região montanhosa no nordeste do país, a mais de 2,5 mil metros de altura.

Descrito no site da publicação científica “ZooKeys”, o animal foi batizado pelos cientistas de Anagnorisma chamrani em homenagem a um cientista e político iraniano, Mostafa Chamran, morto na década de 1980.

Para capturar as mariposas, os pesquisadores usaram uma armadilha com luz ultravioleta em montanhas próximas à cidade iraniana de Mashhad, de acordo com o “ZooKeys”. Os animais possuem de 3,4 a 3,5 centímetros de tamanho de uma asa à outra.

A espécie é da família Noctuidae, considerada uma das mais numerosas entre as mariposas. São mais de 20 mil espécies pertencentes a esta família em todo o mundo, de acordo com os cientistas.

A Anagnorisma chamrani pode ser considerada “irmã” de outra espécie de mariposa, a Anagnorisma eucratides, encontrada majoritariamente em regiões do Afeganistão, dizem os cientistas. (Fonte: G1)