Um filhote de panda gigante nasceu no Smithsonian National Zoo de Washington, Estados Unidos e, já passou pelos primeiros exames.
O panda, nascido na sexta-feira, pesa apenas 136 gramas e ainda apresenta a cor rosada com pelagem rala branca, sem as manchas características do animal adulto. O filhote ainda nem abriu os olhos.
Mas, segundo os funcionários do zoológico americano, o panda apresenta uma saúde ‘excelente’ com batimentos cardíacos estáveis, pulmões funcionando e boa digestão de alimentos.
‘Todas as características externas pareciam perfeitamente nomais, então o filhote foi descrito como vibrante, saudável e ativo’, afirmou a porta-voz do zoológico Pamela Baker-Masson à agência de notícias Associated Press.
Além dos exames, os veterinários também recolheram uma amostra de DNA para determinar quem é o pai do filhote.
O panda é filho de Mei Xiang, que teve outro filhote, mas este nasceu morto. A panda já teve outro filhote, em 2005.
O panda gigante é uma espécie muito ameaçada e sua reprodução é difícil. Um filhote que nasceu em 2012 em Washington morreu depois de apenas seis dias de vida.
Desta vez, a fêmea Mei Xiang passou por uma inseminação artificial com esperma doado por Tian Tian, um macho que vive no mesmo zoológico na capital americana e de um panda do zoológico de San Diego chamado Gao Gao.
Os funcionários do zoológico vão examinar o filhote novamente na terça-feira. Mas, o sexo do panda só será descoberto dentro de duas ou três semanas. (Fonte: G1)