Abu Dabi sedia a VI Cúpula Mundial da Energia do Futuro, que conta com a participação de 172 países com o objetivo de analisar o papel da energia no desenvolvimento sustentável.
Sob o lema “Promover a inovação e o investimento na energia do futuro” e com a África como tema de abertura, o evento reunirá por três dias autoridades, especialistas e empresários.
Na abertura, os presidentes do Senegal, de Serra Leoa e Etiópia destacaram o potencial da África, um continente de 800 milhões de habitantes, para promover as novas energias, incluindo a solar, eólica e hidrelétrica, em seus planos de desenvolvimento.
Em paralelo, também acontece em Abu Dabi a Cúpula Internacional da água. Cerca de 50 países participam desse evento para discutir a dessalinização nas regiões áridas, as melhores estratégias para a reciclagem de água e a melhora da produção de água.
Aqui, o objetivo é estimular a inovação e a cooperação para encontrar melhores soluções que amenizem a escassez de água no planeta.
“Juntas, a Cúpula Mundial de Energia do Futuro e a Cúpula Internacional da Água (…) oferecem a oportunidade (…) de abordar os três principais desafios para o futuro do desenvolvimento sustentável: a demanda energética, a escassez de água e a eliminação de dejetos”, afirmam os organizadores, em um comunicado. (Fonte: Terra)