Um gato-mourisco foi recolhido em uma propriedade rural no distrito de Reta Grande, município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, nesta quarta-feira (29). De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o animal está em risco de extinção. Os policiais ambientais foram acionados por um morador que relatou ter capturado um animal que estava comendo suas galinhas por algum tempo.
Segundo a soldado e bióloga Daltoé, o animal é muito raro na atualidade, pois, apesar de ocorrer na maior parte do Continente Americano está em risco de extinção devido à pressão sobre seu habitat. O gato-mourisco, também é conhecido como jaguarundi ou gato-lontra, vive em florestas, se alimenta de pequenos mamíferos e aves que vivem no solo. Tem hábitos diurnos, ao contrário da maioria dos felinos, e vive solitário.
O animal está saudável e será encaminhado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz para uma avaliação mais detalhada e posterior soltura em seu habita natural. (Fonte: G1)