Pescadores encontraram um filhote de peixe-boi marinho morto na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. Técnicos do projeto Biomade e Manati/Aquasis foram acionados e revelaram que no estômago do filhote havia fios de seda, material utilizado para confeccionar cordas de embarcações. O animal que possui 1,89 metros de comprimento é do sexo feminino e foi resgatado já em alto estado de decomposição.
De acordo com Edlanye Mendes, coordenadora de campo do projeto Biomade, os fios de seda foram encontrados após necropsia. Edlanye Mendes disse ainda que não é comum encontrar peixe-boi no Litoral do Piauí. Segundo ela, o último registro deste tipo de encalhe aconteceu em 2005.
“No Brasil há apenas 500 peixes-boi. Um estudo mostrou que existem na área do litoral piauiense apenas 16 animais. Isso porque o habitat natural deles está mudando. A maioria dos casos de encalhe acontecem com filhotes porque as mães precisam procurar alimentação e eles não conseguem acompanhá-las neste trajeto. Como os filhotes de peixes-boi são muito pequenos, eles não têm condições de se alimentar sozinhos e ficam fracos, logo são facilmente jogados para a praia pela maré alta”, explicou. (Fonte: G1)