Filhote de hipopótamo nasceu de experiência em Sorocaba/SP

Com 50 quilos e menos de uma semana de vida, o filhote de hipopótamo se tornou a nova atração do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP). Fruto de uma experiência, o mais novo bebê foi colocado no recinto para visitação nesta quinta-feira (27).

O veterinário do zoo, Rodrigo Teixeira, explica que a gravidez, que tem duração de oito meses, não foi planejada. O bebê é fruto de uma “experiência”. “A direção, assim como os técnicos, queria saber se o casal ainda estava fértil. E a prova veio com ‘50 quilos de fertilidade’”, comenta Rodrigo, que explica que o casal foi colocado no mesmo recinto para saber se eles conseguiam procriar, já que a última gestação foi há 10 anos.

Assim como qualquer mamífero, o recém-nascido vai se alimentar exclusivamente de leite até os seis meses de vida. Cercado de cuidados, o filhote nasceu saudável e com 90 centímetros.

O bebê foi o 13º filhote do casal Yara e Yuri. Os hipopótamos do zoo de Sorocaba estão juntos há 37 anos e dividem o recinto. Yuri chegou primeiro ao Zoo, em 1976, vindo do Zoológico de São Paulo. Já Yara veio do Rio de Janeiro um ano depois.

Cuidado de mãe – No recinto dos hipopótamos, aonde a mãe vai, o filhote vai atrás e, por isso, a atenção dos tratadores está redobrada.

“Agora a mãe está muito mais brava e perigosa. Na hora que entramos no recinto para fazer a limpeza ou alimentação, ela chega junto para dar o bote e proteger o filhote”, comenta Júlio César Cassiano, tratador do zoo.

Ainda sem nome – O biólogo e veterinário Rodrigo Teixeira conta que o filhote ainda não tem nome e o zoo deve promover uma campanha, nos próximos dias, para escolher uma identidade para o pequeno hipopótamo. Mas ele lembra que ainda não dá para saber o sexo do filhote.

Apesar de ter nascido em Sorocaba, o zoológico da cidade não vai ser a casa definitiva do bebê, que já ganhou dez quilos desde que nasceu. De acordo com os diretores, falta espaço para os animais e até o fim do ano o filhote deve ser levado para outro local. (Fonte: G1)