São José dos Campos/SP firma parceria tecnológica com o Equador

O presidente do Equador, Rafael Correa, visitou na manhã desta terça-feira (15) o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo, para conhecer iniciativas desenvolvidas na cidade que podem ser aplicadas ao projeto de Yachay, polo tecnológico do país equatoriano. A cidade paulista vai contribuir com intercâmbio de conhecimento e transferência de tecnologias.

O gerente de Yachay, Hector Chavez, e o prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), assinaram um termo de cooperação que prevê 10 bolsas para mestres e doutores brasileiros interessados em capacitar profissionais da cidade tecnológica no Equador. Inicialmente, São José dos Campos vai oferecer conhecimento de universidades e do Parque Tecnológico, além da experiência da cidade em sistemas de monitoramento urbano por câmeras e outras tecnologias. O acordo prevê a parceria por um ano.

“Não temos nenhuma universidade que se compare com a Universidade de São Paulo, por exemplo. Esta parceria será muito útil para nós”, disse o presidente do Equador.

Após um pronunciamento, ele conheceu algumas iniciativas desenvolvidas no Parque Tecnológico, como o Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista (Cecompi) e uma empresa que trabalha com drones, aviões não tripulados.

“De imediato já tivemos retornos sobre duas tecnologias que o presidente achou interessante, como os drones e também os transformadores de energia”, afirmou o prefeito Carlinhos Almeida.

Para o diretor do Parque Tecnológico, Horacio Forjaz, a iniciativa pode ser o início de uma série de parcerias internacionais. “Esta é a primeira parceria internacional fechada, mas representantes da Venezuela e Colômbia vêm nos procurando há algum tempo”. Os prazos de início do programa de intercâmbio de conhecimentos não foram divulgados. (Fonte: G1)