Os Emirados Árabes Unidos (EAU) enviarão uma sonda não tripulada a Marte em março de 2021, no que constituirá a primeira missão espacial árabe na história, além de criar a Agência Espacial dos EAU para tramitar a missão e o setor aeroespacial do país.
A agência emiratense de notícias “WAM” informou que a viagem espacial, que durará nove meses e percorrerá 60 milhões de quilômetros, coincidirá com o 50º aniversário da formação dos Emirados Árabes Unidos, que se unem assim ao clube dos nove países com missões a Marte.
Esta missão “representa a entrada do mundo islâmico na era da exploração espacial” e prova que é capaz “de realizar contribuições científicas à humanidade”, ressaltou o presidente dos EAU, o xeque Khalifa bin Zayed Al-Nahyan em comunicado.
A nota ressalta também que os investimentos emiratenses em tecnologia espacial já superam os US$ 5,4 bilhões, incluídas várias companhias de telecomunicações e satélite.
“Queremos que os EAU estejam entre os países líderes da indústria aeroespacial em 2021. Temos uma fé forte em Deus, no talento de nossos jovens e a determinação e ambições mais fortes, assim como um plano claro para alcançar nossos objetivos”, concluiu o presidente emiratense. (Fonte: Terra)