Lixo e entulho estão jogados em uma nascente de água no Jardim Cambuí, em Itapetininga (SP). Pneus, garrafas e outros lixos causam dano ao meio ambiente e geram reclamações de moradores. Um desses moradores que não se conformam com o descaso e a falta de conscientização de parte da população é o motorista Moisés Rodrigues. “Eu estava limpando até a rua e o vinho falou: ‘cade a prefeitura para limpar?’. Mas se eu não limpar vai ficar um chiqueiro”, reclama.
Com a chuva, a preocupação com os problemas é ainda maior. Isto porque o lixo vai parar na nascente com mais facilidade, pois desliza pelo barranco. O motorista Univaldo Delgado trabalha numa empresa de construção. Indignado, sempre que pode recolhe o lixo da nascente com o caminhão do serviço, mas não adianta, o cenário volta a ficar lamentável. “Com uma máquina eu empurro o lixo longe da nascente, mas depois de horas está tudo cheio de lixo de novo”, afirma.
Problemas ambientais também existem no Jardim Eldorado. Entulho, pneus, roupas, sapatos e até um sofá fazem com que a Avenida Costabile Matarazzo pareça-se com um lixão. O local virou depósito e constantemente é alvo da falta de consciência de alguns moradores. “Tem cachorro que às vezes aparece, bichos peçonhentos. Então não é um lugar agradável”, conta o aposentado Antônio Carriel.
O lixo esta espalhado por toda a avenida, em alguns trechos, a sujeira até invade a pista, atrapalhando a passagem de veículos. Os motoristas precisam fazer o desvio e muitas vezes é necessário dirigir na contramão.
O consultor de seguros Renato Murat tem chácara na região e diz que constantemente vê pessoas despejando lixo na maior tranquilidade. Segundo ele, a prefeitura faz a limpeza, mas como não existe fiscalização, o trabalho não dura muito tempo. “Uma vez a prefeitura estava limpando em um trecho e tinha gente jogando lixo em outro lugar. Acredito que falta um pouco de fiscalização, porque tem uns horários, normalmente na parte da manhã ou tardezinha, que o pessoal vem e descarrega entulho. Nunca vi alguém fiscalizando aqui”, lamenta.
A prefeitura informou que terminou a limpeza do Jardim Eldorado e no Jardim Cambuí esta semana, mas que a população também precisa colaborar. Disse ainda que tem feito limpeza constantemente em todos os bairros do município e que a população pode levar os materiais ao ecoponto, que fica na Rua Orlando Scotto, s/n°, na Vila Arlindo Luz.
Quem descarta lixo ou materiais velhos em vias públicas pode ser multado entre R$ 50 e R$ 200. Em caso de reincidência a multa dobra. (Fonte: G1)