A grande área verde em torno do Palácio do Catete se tornou palco para um festival dedicado às ações sustentáveis e ambientalmente corretas. Com diversas tendas, onde o público pode ter contato com inúmeras iniciativas em defesa do meio ambiente, o Green Nation Fest foi lançado no sábado (6) e prossegue até o próximo dia 17, com entrada franca.
Também estará ocorrendo uma mostra de filmes e documentários sobre meio ambiente, sendo seis internacionais e oito nacionais. A partir de segunda-feira (8), começa um seminário sobre economia verde e criativa, com 20 palestrantes, incluindo o arquiteto e urbanista Jaime Lerner e Celine Cousteau, filha do mergulhador Jacques Cousteau.
O diretor-geral do evento, Marcos Didonet, ressaltou que um dos objetivos é discutir a temática ambiental, envolvendo adultos e também crianças. “O objetivo do Green Nation é fazer com que este assunto seja cotidiano e agradável para as pessoas. Não adianta o discurso punitivo, dizendo que é preciso mudar para o planeta não sofrer as consequências. Ninguém vai se engajar. Mas se pegar a pessoa pela paixão, a pessoa se engaja”, explicou Didonet.
Nas tendas montadas nos jardins do palácio, são projetados filmes em 360 graus. Um deles fala sobre a criatividade humana e a importância da colaboração entre todos. Outra tenda permite um sobrevoo sobre o Rio Guandu, a principal fonte de água da região metropolitana do Rio. Segundo Didonet, a expectativa é que o festival seja levado para outras cidades do país no próximo ano. A programação completa do Green Nation Fest pode ser acessada pela página do evento. (Fonte: Agência Brasil)