Um americano que tentou vender uma cabeça de rinoceronte de 30 kg pela internet foi inocentado pela justiça americana esta semana. Ari Goldenberg foi acusado em 2012 pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos por vender uma espécie ameaçada de extinção e falsificar registros. De acordo com a mídia local, ele foi inocentado porque não havia provas de que ele teria violado a lei.
Goldenberg diz que a cabeça do rinoceronte-negro fazia parte de uma coleção doada para a instituição de ensino Phillips Exeter Adademy nos anos 1930. Uma mulher teria comprado a peça da escola e vendido para ele há muitos anos. Ele diz ter os papéis que comprovam a transação.
Em 2012, ele colocou um anúncio para vender a cabeça na rede de anúncios gratuitos “Craiglist”. Um agente do Serviço de Pesca e Vida Selvagem fez-se passar por um comprador disposto a pagar US$ 35 mil pela peça, que foi confiscada em seguida. Desde então, ele viveu uma batalha na justiça para provar sua inocência.
“Eles apenas não conseguiram provar que eu tinha violado qualquer lei. Eu finalmente recebi de volta [a cabeça de rinoceronte]”, disse à TV local “WMUR”. Goldenberg pretende colocar a cabeça à venda novamente e diz que vai usar o dinheiro para mandar um de seus filhos para a faculdade. (Fonte: G1)