Alguns dos principais prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ganharam uma iluminação especial nesta quarta-feira (1º), em referência ao movimento “Outubro Rosa”. A iniciativa visa conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Até o próximo dia 31, Congresso Nacional, Catedral Metropolitana, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto serão iluminados de rosa, uma referência ao laço da mesma cor, que simboliza a luta contra o câncer de mama.
O movimento “Outubro Rosa” teve início na década de 1990, nos Estados Unidos. Desde então, diversos países promovem ações para incentivar o combate à doença e a realização de exames como a mamografia.
O câncer de mama é o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e também o que mais leva à morte. O de colo de útero é o segundo. As chances de cura de um tumor de mama diagnosticado precocemente são de 95%, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o instituto, a estimativa é que ocorram 57.120 novos casos da doença no Brasil em 2014.
Mulheres com casos de câncer de mama na família, principalmente mãe e irmã, devem procurar o diagnóstico a partir dos 35 anos. A mamografia é o método indicado para detectar a doença em fase inicial. Desde 2009, toda mulher acima dos 40 anos tem direito a fazer o exame. Mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografias a cada dois anos ou de acordo com recomendação médica. (Fonte: G1)