A tempestade tropical Joaquim ganhou força nesta terça-feira (29) sobre as águas do Atlântico e poderia tornar-se um furacão nas próximas horas, enquanto avança para as Bahamas – informou a meteorologia.
O fenômeno chegava a ventos de 100 km/h quando estava a 620 km das Bahamas, segundo informou às 18 horas (de Brasília) o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês).
Joaquim se move lentamente para o oeste, mas deveria virar para o norte antes de alcançar as Bahamas – e não representa, a princípio, um risco para as zonas residenciais.
No momento, não foram emitidos alertas para zonas povoadas, embora as Bahamas “devam monitorar o desenvolvimento de Joaquim”, afirmaram os meteorologistas.
“Prevemos o fortalecimento adicional durante as próximas 48 horas e Joaquim pode tornar-se um furacão na quarta-feira”, segundo o NHC.
De acordo com a trajetória prevista pelo NHC, após virar para o norte o ciclone avançará em paralelo à costa leste dos Estados Unidos, sem representar um perigo para o país.
Joaquim é a 10ª tempestade da temporada de furacões do Atlântico, que começou em junho e termina em novembro.
Em agosto, a tempestade tropical Erika deixou 30 mortos e provocou muitos danos materiais na pequena ilha caribenha de Dominica. (Fonte: G1)