Após 60 anos, estudo desvenda mistério sobre ‘monstro Tully’

Após mais de meio século, pesquisadores conseguiram desvendar o mistério em torno de uma criatura bizarra apelidada de “monstro Tully”, que viveu há cerca de 307 milhões anos no nordeste do estado de Illinois (EUA).

Vestígios fossilizados de Tullimonstrum gregarium foram encontrados em 1955 pelo caçador de fósseis Francis Tully em Mason Creek, no estado do Illinois. Desde então, a origem evolutiva dessa espécie era um quebra-cabeças para os cientistas.

Ao analisar numerosos fósseis da criatura, os pesquisadores chegaram à conclusão de seriam primos das lampreias. O “monstro Tully” media cerca de 30 centímetros e contava com uma espécie de cauda com dentes.

Em um estudo publicado na semana passada na revista Nature, os pesquisadores destacaram que o “monstro Tully” era um vertebrado, com brânquias e uma haste rígida, ou notocorda, que funcionava como uma medula espinhal rudimentar.

A pesquisa foi liderada pela paleontóloga Victoria McCoy, da Universidade de Leicester, na Inglaterra. “Como todos os fósseis excepcionais, tínhamos uma imagem muito clara do que parecia, mas nenhuma imagem clara do que era”, disse Victoria.

“Este quebra-cabeça vinha atormentado os paleontólogos”, disse o paleontólogo Scott Lidgard, do Museu de História Natural Field, em Chicago, que possui 1.800 espécimes de Tullimonstrum Gregarium, o fóssil oficial do estado de Illinois. (Fonte: G1)