Stephen Hawking defende permanência da Grã-Bretanha na UE

O físico teórico britânico, Stephen Hawking, advertiu que a Grã-Bretanha irá se isolar caso vote por deixar a União Europeia, em entrevista a uma rede de televisão britânica, nesta terça-feira (31).

“Os dias em que nós podíamos ficar por nossa conta, em relação ao mundo, se foram. Temos de ser um grupo maior de nações, tanto para a nossa segurança, como para o comércio. A possibilidade de deixar a UE já levou a uma queda acentuada na libra, porque os mercados pensavam que isso iria prejudicar a nossa economia “, disse Hawking no Bom Dia Grã-Bretanha.

Hawking acrescentou que deixar o bloco das 28 nações prejudicaria o financiamento para a ciência e pesquisa e iria restringir a circulação de pessoas, sufocando as inovações.

“Estudantes podem vir de países da UE para estudar e nossos estudantes também podem ir para outras universidades da UE. O intercâmbio permite uma rápida transferência de habilidades e traz novas pessoas com ideais diferentes. Sem essa troca, nós nos tornaríamos mais culturalmente isolados, insulares e mais distante de onde o progresso está sendo feito”, disse ele.

O cientista também foi questionado sobre o que ele pensa a respeito do candidato a presidente dos EUA, o republicano Donald Trump.

“Ele é um demagogo que parece apelar para o menor denominador comum”, respondeu Hawking.

Na entrevista, ele também disse a mudança climática é o maior perigo para a existência contínua da Terra. (Fonte: G1)