Uma onça parda foi encontrada morta na rodovia ES-080, estrada que liga Cariacica, na Grande Vitória, a Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (12).
A Polícia Militar Ambiental foi procurada pelo G1 e disse que não é atribuição dela recolher animais mortos, pois isso fica a cargo dos Centros de Zoonoses municipais. Mas, em razão das possibilidades de taxidermizar – popularmente conhecido como ‘empalhar’ – o animal, a Polícia Ambiental vai fazer o recolhimento.
O fisioterapeuta Max Muller contou que seguia para o trabalho, em Santa Maria de Jetibá, quando viu o animal estirado no acostamento. Ele acredita que o bicho tenha sido atropelado.
“Eu passei hoje de manhã e ela já estava morta, no acostamento. Quando eu passei, vi que um motociclista havia parado e parei também. Isso foi muito perto da área urbana, a uns 5 ou 6 km de Cariacica Sede. Mas não havia polícia nem nada por perto, então fui embora”, disse.
O representante do Instituto Últimos Refúgios Leonardo Merçon confirmou que se trata de uma onça parda, mas não sabe dizer se é macho ou fêmea.
“É uma onça-parda sim, também conhecida como suçuarana. Linda, por sinal. Me entristece a cada vez que perdemos um animal desse. Quando digo ‘perdemos’, quero dizer que nosso ecossistema já muito frágil, perde um grande contribuidor para a manutenção da cadeia ecológica”, declarou. (Fonte: G1)