As autoridades da China emitiram nesta segunda-feira um alerta por causa dos elevados níveis de poluição em Pequim e zonas das províncias de Hebei e Shanxi (norte), durante um dos principais períodos de férias do país.
O Centro Meteorológico Nacional da China prevê que a poluição, que já atingiu altas cotas no fim de semana passado, vai se manter pelo menos até esta terça-feira, por isso que decretaram o alerta amarelo (terceiro de maior gravidade), informou a agência oficial “Xinhua”.
As autoridades chinesas recomendaram extremar as precauções por causa da poluição e pediram às pessoas com doenças respiratórias que reduzam suas atividades ao ar livre.
Pequim amanheceu hoje sob uma densa camada de fumaça e com concentrações de partículas PM2.5 (de menos de 2,5 mícrons), as menores e mais prejudiciais para a saúde, superiores a 100 microgramas por metro cúbico, segundo as medições da Embaixada dos Estados Unidos divulgadas em seu perfil do Twitter.
Esta onda de poluição chegou quando milhares de chineses visitam a capital do país – embora parte de sua população também esteja fora da cidade – por ocasião da chamada “semana dourada” de férias do Dia Nacional, que em 1º de outubro lembra a fundação da República Popular da China em 1949. (Fonte: Terra)