Dois astronautas chineses que partiram para uma missão de um mês no espaço chegaram nesta quarta-feira (19) ao laboratório espacial Tiangong-2, onde realizarão uma série de experiências científicas, informou a agência Nova China.
Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong, que partiram na segunda-feira (17) de uma base situada no deserto de Gobi, ingressaram no laboratório Tiangong-2 (Palácio Celeste) às 22h32 GMT de terça (20h32 Bem rasília), três horas após a atracação de sua nave, Shenzhou-11 (Nave Divina).
Os astronautas passarão 30 dias dentro do laboratório orbital, na missão espacial mais longa para a China. A dupla realizará experiências nas áreas de medicina, biologia e física, assim como investigações sobre as tempestades solares.
Esta missão tem ainda o objetivo de abrir caminho para a instalação, no prazo de seis anos, de uma estação espacial chinesa tripulada de forma permanente, exatamente quando a Estação Espacial Internacional (ISS) deixar de operar.
A conquista do espaço, coordenada pelo Estado-Maior das Forças Armadas, é percebida na China como um símbolo da emergência do país, e Pequim já investiu bilhões de dólares para tentar se equiparar neste campo a Estados Unidos, Europa e Rússia. (Fonte: G1)